Ninguém tome a tua coroa!
Apocalipse 3:11
Todos os filhos de Deus sabem – eu creio – que um dia receberemos coroas. Creio também que quando falamos em coroas, há pelo menos uma que nos vem à mente: a coroa da vida.
Este não é o espaço para refletir sobre as diferentes coroas. Desejo apenas colocar uma questão: por que é que vamos ter coroas?!? A coroa é um símbolo de realeza. Bem, pode fazer sentido…somos filhos do Rei! Somos herdeiros e co-herdeiros com Cristo, reinaremos com Ele. Só que estas coroas não têm simplesmente este sentido.
Há duas palavras usadas como sinónimo de coroa: diadema e grinalda. O diadema é usado pela realeza, ou por um signatário imperial, a grinalda era atribuída aos vencedores dos jogos públicos. É neste último sentido que a palavra ‘coroa’ é usada na Palavra de Deus. São o galardão que Jesus vai atribuir consoante a forma como vivemos aqui na terra e também consoante o que tivermos feito para Ele, pela nossa fidelidade, consagração e comunhão com Ele e a devoção ao Seu serviço. (Mt 18:4, Lc 6:23)
Sabemos para onde vamos, sabemos que estaremos com Ele eternamente, sabemos que compareceremos ante o Tribunal de Cristo, não para condenação, mas para que nos sejam concedidas recompensas, consoante…
No entanto não se trata de uma ‘moeda de troca’. Não podemos pensar: “Ah, bem, então para alcançar uma coroa, vou fazer isto ou aquilo ‘para o Senhor’ (ou para a coroa?). Quem assim pensar, já a ganhou!
O que tem que arder no nosso coração é o desejo de viver de forma agradável ao Senhor, em tudo o que fazemos. Observamos os dois grandes mandamentos?
Que orientações recebemos da Palavra através do profeta Miqueias? (Mq. 6:8)
- Praticar a justiça,
- Amar a misericórdia,
- Andar humildemente com o nosso Deus
Corramos a nossa carreira! As coroas estão à nossa espera! (2 Tm 4:7)
Déboras e Baraques, mães e pais de oração!
Ninguém tome a vossa coroa!
Helena Pais Martins